segunda-feira, 13 de maio de 2013

Saiba por que os evangélicos não usam o simbolo da cruz


Já faz tempo que ouço essa pergunta. Por que que os evangélicos não gostam do símbolo da cruz? Na realidade não é bem assim... Existem vários aspectos sobre isso que devem ser considerados ou conhecidos. Eu vou tentar ser o mais claro e conciso possível. 

Falando historicamente, a igreja Católica Romana era a única que podia usar o símbolo da cruz. Pois no começo da colonização do Brasil por ser a religião oficial da coroa portuguesa e considerada a "igreja verdadeira" a igreja detinha os direitos de exclusividade pela ligação imediata cristianismo-cruz. Os protestantes simplesmente não podiam usar e com tempo passaram a ignora-lo, por livre e espontânea pressão advindo do risco de perseguição.  

Falando da questão espiritual do assunto. A cruz não possui nenhum poder, não é algo sagrado segundo a Bíblia. Era apenas um meio de punição dos piores criminosos da época que Jesus viveu. Não é que não gostamos da cruz, é que não faz parte da nossa cultura, nem possui nenhum significado especial para nós. Também vale ressaltar que não é um pecado usar uma cruz como pingente, mas é um pecado acreditar que é algum meio de auxilio divino. 

Como vemos, existem alguns fatores que contribuíram para essa suposta aversão à cruz atribuída ao protestantismo brasileiro. No entanto, a separação igreja-evangélica-cruz foi construída pelo contexto histórico-religioso do país. Não se trata portanto, de um desprezo nem de uma falta de reconhecimento mas de uma cultura constuída no inicio da nossa história.

12 comentários:

  1. Muito bom e muito bem explicado... Eu já sabia disso mas mesmo assim ficou mais claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao podemos usa cruz ja usamos uma cruz maneira no nosso corpo se nos usa mais uma cruz estamos desejeno o mal

      Excluir
  2. Tem a explicação católica também:
    A cruz é um sinal da presença salvífica de Deus na minha vida, não um amuleto, mas sinal desse discipulado que assumo com Cristo, de caminhar com ele. E, claro, sinal dessa redenção, dessa morte redentora de Cristo, desse madeiro que se tornou local da sua glória. Não podemos entender como amuleto de sorte, se eu não usar estou desprotegido, mas como sinal da minha adesão a Cristo. Somos convidados a perceber a cruz que carregamos no peito a partir dessa perspectiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento o blog citou tratar-se de um amuleto. Nossa intenção foi explicar a razão do não uso do símbolo pela maior parte das denominações protestantes. Vale no entanto, ressaltar que muitas pessoas tem nesse símbolo humano a crença de uma possível ajuda sobrenatural. Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Excluir
    2. Só o sangue de Cristo é que nos salva. E o sinal do cristão é o Batismo, depois de ele ser doutrinado em todas as coisa ele estará apto para aceitar o novo nascimento, mergulhando nas águas e nascendo uma nova criatura. Quem pois Jesus na Crus foi satanás por meio daqueles homens, ela é uma sinal de vergonha e de dor. Temos que adorar e ter fé no autor da vida, não em um pedaço de madeira que o papa criou pra virar um negócio. De que temos que andar co um pedaço de madeira pra espantar os demônios ascender vela pra um morto pra aliviar o espírito dele no purgatório ... E muitas heresias eram pregada no passado. E as pessoas eram proibidas de terem exemplares das Escrituras para continuarem ignorantes.

      Excluir
    3. Obrigado pelo comentário. Ele é muito importante para nós!O blog reitera que não consiste qualquer pecado usar uma cruz num colar e isso pode ser sim um meio de testemunho. Mas claro, como a própria diz, cada um é julgado pela consciência!Mais uma vez obrigado pela interação!

      Excluir
  3. Sou cristão evangélico. Estou usando a Cruz vazia no pescoço e muitos evangélicos estão me olhando torto
    Até sofri uma afronta de um evangélico que chegou a me agredir verbalmente. Os evangélicos que desprezam a Cruz parecem muçulmanos no seu desprezo pela Cruz. A maior parte do protestantismo é pobre de simbologias. Precisam conhecer mais a história da igreja. Mas vou continuar usando a Cruz sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.(I Corintios 1,18)

      Excluir
  4. Sou cristão evangélico e estou usando a Cruz vazia no pescoço e muitos evangélicos me olham torto. Até cheguei a sofrer agressão verbal por isto. Mas não me importo vou continuar usando sim. Os evangélicos que desprezam o uso da Cruz são igual os muçulmanos nesse ponto. O protestantismo em sua Grande parte é uma religião pobre de simbolismos. Precisam conhecer mais sobre a história da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! As denominações evangélicas de modo geral evitam os símbolos para que não haja possibilidade de atos idolatras. Mas claro, todo cristão tem sim o direito de decidir sobre isso! Falando biblicamente não há problemas com o símbolo da cruz, apesar de ser algo que data de milhares de anos antes de Cristo, o que não invalida seu significado! Mais uma vez obrigado pelo comentário! A interação com nossos leitores é importante para o HDFT!

      Excluir

Comentários e criticas são apreciados, desde que feitos com respeito. Seus comentários só serão publicados após moderação do administrador do blog.